quarta-feira, 21 de março de 2012

Pecado, Culpa, Misericórdia?

“Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo”.
(Gênesis 4, 7)

O pecado é uma falta contra a razão, à verdade e a reta consciência. É uma falta ao amor verdadeiro que devemos a Deus, a nós mesmos e ao próximo, por causa de um apego perverso a certos bens que aparecem como atrativos por efeitos da tentação, mas que na verdade são daninhos para o homem. Por isso o Papa João Paulo II afirma que o pecado, sob a aparência de "bom" ou "agradável", é sempre um ato suicida. Mas o que é o pecado? O pecado é uma palavra, um pensamento, um ato, um desejo ou uma omissão contrária ao plano de felicidade que Deus tem para o homem.

O ser humano nasce com o pecado original, privado da graça de Deus; a ainda que este pecado seja perdoado pelo batismo, permanece em nós a inclinação desordenada da concupiscência. A vontade se encontra debilitada, e obscurecida a inteligência; além disso, o mundo procura seduzir-nos com seus bens enganosos, e o demônio nos tenta. A estas diversas instigações que nos empurram ao mal - desde dentro e desde fora do ser humano - nós as chamamos de tentações.

Deus permite a tentação para provar-nos. Jesus Cristo quis ser tentado pelo demônio, mas Ele o repeliu: "Afasta-te, Satanás..." (Mateus 4,10). Com a graça de Deus sempre podemos vencer a tentação. Quando chega, devemos orar e resistir: orar seguindo o conselho que nos deu Jesus Cristo: "Vigiai e orai para não cairdes em tentação" (Mateus 26,41), e resistir valentemente fugindo da ocasião e de quem nos induz a pecar.

Deus é misericórdia e perdoa todos os pecados, porém nunca esta verdade deve servir como pretexto para pecar, mas sim, como motivo de esperança e estimulo para a conversão. Deus não abandona o ser humano, nem sequer quando o tenhamos ofendido, mas, pelo contrário, "aguarda pacientemente" para nos perdoar no sacramento da Penitência, "não querendo que ninguém pereça, mas que todos venham à penitência", como ensina o Apóstolo São Pedro.

Hoje, somos convidados a ter uma vida longe do pecado, vivendo na mais perfeita harmonia com Deus, não dando as costas para a vontade Dele. E, como verdadeiros cristãos, devemos lutar, com esforço, contra o pecado e as tentações e rezar para estarmos sempre atentos às armadilhas do inimigo.


Um comentário: